quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O segundo é mais difícil que o primeiro (Stand Up Parte I)

Olá!
Tudo bem com vocês?
Primeiramente gostaria de agradecer imensamente pela repercusão do blog: em três horas de vida já recebeu mais de cem visitas. Muito obrigada também aos elogios de todo mundo pelo twitter, MSN.. Obrigada mesmo!
Eu poderia começar mais um dia filosofando, falando sobre otimismo, dentre outros assuntos clichês, cujo uso impera nos blogs atualmente. Confesso que pensei em algum assunto pra colocar neste segundo post aqui e pode acreditar que isso foi algo totalmente difícil. Sim, o segundo é bem mais difícil que o primeiro. Meu pensamento no momento está tomado por perguntas do tipo: "E se não gostarem do segundo post?".

Então resolvi fazer uma seleção de três feras que trabalham na área do humor e fazem Stand Up. Um não é muito conhecido pelo público, os outros dois integram o programa Custe o Que Custar, transmitido pela emissora Band, toda segunda-feira às 22h15. Juntamente à eles, irei colocar um vídeo e uma pequena apresentação de cada um ok? Lembrando que irei citar APENAS ALGUNS, pois se fosse falar de todos que admiro, ficaria anos aqui, mais pra frente trarei mais alguns. Afinal, o post ficará enorme. Mas antes disso aqui fica uma explicação para quem não conhece a arte do Stand Up Comedy:

"Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional. Também chamado de humor de cara limpa, termo usado por alguns comediantes.O humorista stand up não conta piadas conhecidas do público (anedotas). O texto é sempre original, normalmente construído a partir de observações do dia-a-dia e do cotidiano."

Fonte: Wikipedia

1 - Marcos Castro
"Meu nome é Marcos Castro, nasci no Rio de Janeiro e vivo aqui até hoje.Sou formado em Matemática Aplicada pela UFRJ. Mas antes de me formar em Matemática, fiz 5 períodos de Ciência da Computação. Depois de fazer a disciplina Arquitetura de Computadores, desisti. Estava esperando algo mais legal, como Tópicos em Orkut, Ensino Prático de MSN...Depois da boa repercussão, conversei com Felipe Absalão e Nigel Goodman (que também fizeram o Open Mic) e decidimos criar um grupo de stand-up, chamado Sindicato da Comédia. Hoje o grupo conta com José Sapir, que entrou após a saída do Nigel, e felizmente tem tido uma repercussão muito boa. Além do stand-up, sempre gostei de humor em geral."
P.S.: Ele já se apresentou no programa do Faustão, da emissora Globo.




2 - Marco Luque
"Há 10 anos, o ator humorista Marco Luque pendurou as chuteiras de jogador de futebol, tornando-se ator. Envolvido no teatro desde a infância, Luque partiu para o humor. Atualmente enche de carisma o programa CQC – na Band e mantém um quadro na rádio Mix . Ficou conhecido com seus personagens hilários que conquistaram o público, como o motoboy “JacksonFive” e o taxista “Silas Simplesmente”.Trabalhou na “Companhia dos Ícones” e no “Quarteto em ri maior”. Participou do grupo Comédia ao Cubo, dublou filmes, foi locutor, fez diversas campanhas publicitárias, atuou, nos espetáculos, “Tudo Pela Fama”, “Quando as Máquinas Param”, “O Auto da Barca do Inferno” e “Inês”, participou do seriado Carga Pesada da rede Globo e participou do grupo Terça Insana. Para surpresa de muitos, atuou em peças do dramaturgo Plínio Marcos.Após larga experiência nos palcos, descobriu recentemente seu talento no Stand Up Comedy, contando histórias de sua vida de uma forma foto Luque corteinusitada. Argumenta assuntos do cotidiano com o público, e relembra histórias de alguns acontecimentos pessoais, proporcionando ao público uma noite muito divertida e engraçada. Luque já se apresentou nesse formato com o grupo “A Divina Comédia”, “Improvável” espetáculo de improviso da companhia Barbixas e “Comédia ao Vivo”. Está em turnê com seu Stand Up desde Março desse ano e já levou aos teatros mais de 20.000 pessoas. Está agendado para diversos shows pelo Brasil até o final de 2009 e já levou mais de 20.000 pessoas ao teatro desde o começo da temporada em março/09."



P.S.: Como a gravação de vídeos do stand up de Marco Luque não são autorizadas, este vídeo é apenas uma edição de algumas cenas de seu Stand Up, podendo não dar ideia do humor utilizado por ele. Porém você pode conferir o vídeo de um grupo de Improviso, chamado "Os Improvavéis", composto pelos "Barbixas" Elídio, Anderson e Daniel, trazendo convidados ao longo das apresentações, dentre eles Marco Luque também esteve presente. Procure também no Youtube por vídeos de seu personagem "Silas Simplesmente"

3 - Oscar Filho

"Participou de diversos shows de humor pelo país como o Terça Insana em São Paulo, RISORAMA – Festival de Humor de Curitiba e Comédia em Pé no Rio de Janeiro. Em 2006 gravou o CD Clube da Comédia Stand-up onde conta parte de seu repertório junto grupo homônimo.Na TV já divulgou seu trabalho no Programa da Hebe, Record, Band, Gazeta e nos canais fechados Multishow e Nickelodeon e fez diversas campanhas publicitárias e vinhetas para a MTV. No início de 2008 foi integrante do trio de humoristas do projeto Circuito Bavaria Premium Stand-up Comedy sendo o primeiro evento itinerante de stand-up patrocinado apresentado em vários bares de São Paulo.Estreou o seu solo Putz Grill... em Florianópolis no TAC - Teatro Álvaro de Carvalho em duas sessões lotadas começando sua turnê pelo país
Atualmente é repórter do programa CQC - Custe o que Custar na Band onde entrevistou celebridades como José Saramago, Juliane Moore, Caetano Veloso e Giberto Gil. "



Quero dizer que o Oscar Filho e o Marco Luque já tive oportunidade de ver os stand ups e inclusive de conversar com eles. Além de serem ótimos profissionais, são muito simpáticos e talentosos. Vale a pena conferir!
Para saber mais sobre agenda, biografia, vídeos e etc:
http://www.marcoscastro.com.br
http://marcoluque.wordpress.com
http://www.oscarfilho.com.br


No próximo post venho com mais outros três Stand Uppers, aguarde..

Boas risadas!

Beijos,
Bia Facchini

Um comentário: